A camada de aplicação

As camadas inferiores têm a função de transmitir os dados enviados pela camada de aplicação de maneira confiável, mas não fornecem serviços diretos ao usuários. Já a camada de aplicação, fornece diretamente estes serviços, sendo assim, “a razão de ser de uma rede de computadores” (Kuroise).

Antes de citar os protocolos, veremos 2 arquiteturas de aplicação bastante utilizadas. A primeira é a Cliente-Servidor, onde um servidor fornece um serviço e os clientes se conectam ao servidor e utilizam este serviço. Um exemplo é quando abrimos um cliente FTP e nos conectamos a um servidor: ao conectarmos podemos listar os arquivos no servidor e assim copiarmos para nosso computador. Este trabalho de receber uma mensagem, arquivo, ou até vídeo e transmitir a outro cliente é realizado pelo servidor (ou servidores).

Outra arquitetura de aplicação é o P2P (peer-to-peer), onde nem sempre há servidores funcionando mediando a comunicação entre os clientes. Assim temos sempre pares de clientes que se comunicam entre si, gerando uma comunicação par-a-par (peer-to-peer). O principal exemplo desta arquitetura é o de transferência de arquivos utilizada, por exemplo, pelo Gnutella e afins.

Outra arquitetura utilizada seria uma híbrida cliente/servidor-P2P. Esta arquitetura utiliza, por exemplo, para transferência de arquivos o P2P e a arquitetura cliente/servidor para pesquisar quais peers contêm o arquivo desejado.

Como disse anteriormente, a principal arma do modelo TCP/IP é a implementação dos protocolos. Então não poderia deixar de fora alguns deles, que funcionam na camada de Aplicação:

  • DNS – Serviço de resolução de nomes. Serviço responsável por traduzir um nome em um IP. O contrário também acontece, dado um IP é possível traduzir um nome (apesar de que não é obrigatório um servidor fazer o DNS reverso).
  • HTTP – Protocolo de transferência de hipertexto. É o responsável por você estar vendo esta página. Ele recebe/trata das requisições de páginas aos servidores e envia ao cliente (navegador WEB).
  • FTP – Protocolo de transferência de arquivos implementado utilizando TCP.
  • TFTP – Protocolo de transferência de arquivos triviais que é implementado utilizando UDP.
  • POP3/IMAP/SMTP – Protocolos que cuidam de correio eletrônico. São responsáveis por enviar e receber e-mails.

Deixe um comentário